O Esporte Clube Pinheiros é uma instituição de expressão internacional e tradicional celeiro de atletas olímpicos brasileiros. Com cerca de 39 mil sócios e 1.100 atletas que utilizam diariamente as dependências do clube, em 2015, o Pinheiros iniciou o processo de adaptação do departamento de Medicina Esportiva às normas do Conselho Federal de Medicina. Entre outras diversas ações implantadas durante o período de modernização de seu departamento médico, o Clube Pinheiros colocou em prática o conceito de medicina do exercício e do esporte para fins terapêuticos, preventivos e educativos. Uma nova cultura que até o momento não era conhecida nem aplicada pelo clube.

O processo de modernização incluiu a construção de uma nova estrutura física para o departamento médico, o estabelecimento de parceiras para realização de cirurgias e exames, a padronização e a organização do atendimento e a integração das equipes de fisioterapia, nutrição e psicologia. Destaca-se ainda a instituição do prontuário eletrônico, útil para a personalização e registro do atendimento aos atletas assim como para produção de dados estatísticos.

Aos poucos, a gestão otimizou os recursos financeiros e melhorou a segurança e integridade física dos atletas, que passaram a se lesionar menos e a se recuperarem mais rápido. A gestão eficiente gerou melhores condições de saúde aos atletas e naturalmente os resultados aconteceram.

Verified by MonsterInsights